quinta-feira, 18 de março de 2010

A FONTE DOS RECURSOS

Sábado – 01/10/2005


“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. (Sl 23:1)

INTRODUÇÃO

O salmista Davi, em um de seus momentos de profunda inspiração divina, oferece-nos este salmo de profunda confiança no Pastor Divino. Baseado em suas experiências de cuidar de ovelhas, Davi entendia perfeitamente que deus é o pastor perfeito, que, no momento certo, supre todas as necessidades de seu rebanho. Esta era a certeza de Davi: “... nada me faltará”. (Sl 23:1b)

I – AQUELES QUE SEGUEM O PASTOR DIVINO AS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS SÃO SUPRIDAS

ANTIGO TESTAMENTO “Ora, os filhos de Israel comeram o maná quarenta anos, até que chegaram a uma terra habitada; comeram o maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã”. (Ex. 16:35).

b) “Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel”. (Ex. 17:6).

c) “Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé, nestes quarenta anos” (Dt. 8:4).

NOVO TESTAMENTO

a) “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mt. 6:25).

b) “tendo, porém, alimento e vestuário, estarão com isso contente”.

(I Tm. 6:8).

c) “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(I Pe. 5:6-7).

II – AQUELES QUE SEGUEM O PASTOR DIVINO TÊM GARANTIAS DE SEGURANÇA

a) Pastos verdejantes;

“Deitar-me faz em pastos verdejantes;...” (v.2).
b) Águas tranqüilas;
“Guia-me mansamente a águas tranqüilas” (v.2).

c) Refrigério;
“Refrigera a minha alma;...” (v.3).
d) Proteção;
“Porque tu estás comigo” (v.4).
e) Honra;
“unges com óleo a minha cabeça...”. (v.5)
f) Alegria;
“o meu cálice transborda...” (v.5.
g) Confiança nos momentos difíceis;
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum” (v.4).
h) Vida e Abundância;
“e habitarei na casa do Senhor por longos dias” (v.6).

CONCLUSÃO:

O desafio dos trabalhadores na atualidade é a manutenção de seus empregos; o medo de perder o sustento da família faz com que muitos cristãos envolvidos com as atividades seculares deixem as coisas de Deus em segundo, terceiro, e, muitas vezes em último plano, sendo que deve ser o contrário: “O reino de Deus e sua justiça deve estar em primeiro, para que todas as coisas possam ser acrescentadas”.

Portanto a Palavra de Deus para o cristão é não temer: Davi novamente nos dá a dica: “... não temerei mal algum...” (v.4.).
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. (Sl. 46:10-11)

De terceiro

Nenhum comentário: