terça-feira, 12 de março de 2013

Uma Lição da Igreja do Primeiro Século

“[...] Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui.” (Atos 17:6)


Fico chocado ao perceber, quase que semanalmente, que as coisas espirituais parecem ficar cada vez mais relegadas a um segundo plano em nossa cultura. As pessoas vangloriam-se de seus estilos de vida imorais e fecham os olhos para as coisas erradas que a Bíblia ensina. Isso tudo sem falar ainda na violência.


Quando vemos esse cenário ficando cada vez pior, às vezes temos vontade de levantar nossas mãos aos céus e dizer: "Desisto. É melhor eu me refugiar na religiosidade e esperar os problemas irem embora ou esperar que o Senhor volte para a Terra logo para nos tirar desse mundo mau."


Eu também quero muito sair daqui. Mal posso esperar para me encontrar com o Senhor no céu, junto com todos os verdadeiros crentes. Mas, foi dito que a igreja do primeiro século (a igreja primitiva) transtornou seu mundo. E, é bom que se diga, isso não foi dito como um elogio; mas sim, como crítica. Porém, havia algo nesse grupo de crentes que impactou profundamente a sua cultura de então. Eles não tinham televisão, não tinham como publicar seus materiais e tampouco tinham os inúmeros recursos que a igreja moderna tem. No entanto, num período relativamente curto de tempo, eles viraram o mundo pelo avesso.


Pode-se dizer que a igreja atual vira o nosso mundo pelo avesso? E quanto a você e eu como membros dessa igreja? Para podemos impactar o mundo em que vivemos, precisamos fazer isso à maneira de Deus e sob o Seu poder. Gosto sempre de dizer que o momento mais santo no culto é aquele onde o povo de Deus sai pelas portas como pessoas transformadas, fazendo o que estiver ao seu alcance para virar o mundo pelo avesso. 


Nenhum comentário: