segunda-feira, 31 de maio de 2010

Criança de dois anos fuma 40 cigarros por dia

Tem apenas dois anos mas fuma cerca de 40 cigarros por dia. Ardi Rizal vive na Indonésia e é já considerado o mais novo viciado em tabaco do mundo.
Enquanto brinca num triciclo, envergando apenas uma fralda, Ardi puxa o fumo do cigarro com a perícia de um adulto. Tudo começou quando o pequeno tinha 18 meses e o pai Mohammed, de 30 anos, lhe deu um cigarro para ele experimentar.
"Agora está totalmente viciado", conta Diana, a mãe de 26 anos. "Se não lhe damos tabaco ele zanga-se, grita e bate com a cabeça na parede. Diz-nos que se sente tonto e maldisposto". Contudo, ao jornal "The Sun" o pai assegura que, a ele, o filho lhe parece "perfeitamente saudável".
O vício do pequeno Ardi custa aos pais cerca de quatro euros todos os dias. Os oficiais de saúde locais já se comprometeram a oferecer um carro à família se esta conseguir que a criança deixe de fumar.

www.expresso.pt


O Dia Mundial sem Tabaco
O Dia 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco - foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

No Brasil, a data é comemorada sob a coordenação do INCA/MS desde 1989, em parceria com as 27 coordenações estaduais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco, que orientam seus respectivos municípios.
Com um número cada vez maior de municípios integrados às comemorações, registrou-se, em 2001, 2.153 municípios brasileiros que promoveram atividades no Dia Mundial Sem Tabaco.

www.inca.gov.br/eventos/dmst

Você ama a seu filho? Sim! Então o que você pensa de um pai que dar ao seu filho de apenas 18 meses uma dinamite acesa para ele engolir?
É! Pois é isso que esse pai está fazendo ao seu próprio filho, fazendo deste inocente um suicida.Esse pai o está matando.

A palavra de Deus diz não matarás, Exódo 20:13, mas é o que está acontecendo essa família parece não conhecer a palavra de Deus, nem o que diz os meios de comunicações sobre os males do cigarro.
A palavra de Deus diz não matarás, Êxodo 20:13, mas é o que está acontecendo essa família parece não conhecer a palavra de Deus, nem o que diz os meios de comunicações sobre os males do cigarro.


São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, é interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes (fumantes passivos) podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.
O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.
Devemos lembrar que, embora o Estado permita sua fabricação e comercialização (graças aos impostos arrecadados), a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, e causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120.000 mortes ao ano.
www.infoescola.com

Por tanto faça o bem, não promova o uso de nada que possa fazer mal as crianças ou aos adultos.

A Bíblia diz: Instrui ao menino no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios, 22:6.
É o que nossas crianças e adolescentes precisam ( boa instrução) para ficarem protegidos do mal.

Nenhum comentário: