terça-feira, 16 de março de 2010

ADORAÇÃO: COMO E POR QUÊ

Adaptado pelo Pr. Carlos Roberto Azevedo

Não dá para falar em adoração sem mencionar o adorador, que é quem produz a adoração. Em João cap. 4 v. 23,24 encontramos as palavras de Jesus dirigidas à mulher samaritana dizendo que Deus procura verdadeiros adoradores.

Com esta ênfase em "Verdadeiros Adoradores" entendemos que há também os falsos adoradores. Na minha maneira de ver, os falsos adoradores se dividem em dois: os que adoram a um Deus verdadeiro de maneira falsa (Isaías 1:10 à 14), e os que adoram a um Deus falso de maneira verdadeira Êxodo cap. 32 (bezerro de ouro). O melhor mesmo é adorar o Deus verdadeiro de maneira verdadeira.

É importante lembrar que quando estamos falando de adoração, não nos referimos necessariamente à música, pois a música é simplesmente a expressão de adoração a Deus que, aliás, é o único digno de ser adorado. Em Isaías cap. 1. v. 10 a 14, Deus está dizendo que não suporta ajuntamento solene nem congregações lotadas ou de mãos levantadas, quer dizer que igrejas cheias, música bonita etc,. não impressionam a Deus. O que realmente impressiona a Deus é um coração quebrantado e uma adoração genuína a Ele (salmo 51:17). Adorar é esvaziar-se de si mesmo em detrimento daquilo que você adora. Muitas pessoas pensam que pelo simples fato de cantarem estão adorando a Deus, há uma pequena confusão nisso porque cantar é apenas uma das maneiras de expressarmos a nossa adoração. Há muitas maneiras de definirmos adoração, e uma delas é a entrega.

Quando lemos em Gênesis cap. 22 v. 5, vemos a primeira menção de adoração na Bíblia e não havia instrumentos musicais, mas havia uma atitude de entrega, Abraão estava disposto a entregar seu único filho, e não só isso, mas também seus planos e sonhos no altar do Senhor, somente para agradar a Deus. Hoje vemos uma adoração nominal, pessoas de mãos levantadas não como entrega, mas como postura, e Deus não quer uma adoração teórica, de "faz de conta", pois dissemos há pouco que Deus "procura" ou "convoca" os verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade. Alguém disse que adoração é holocausto, e holocausto é morte, então entendo que quando adoramos a Deus, anulamos a nós mesmos e damos todo o valor, atenção e todo o mérito a quem adoramos, o Senhor. Cantores e músicos são tentados a receber ou canalizar a adoração para si, do tipo "glória a mim, louvado seja eu!" ao serem aplaudidos por pessoas que aprovam o trabalho que fazem e gostam da sua arte. Também correm o risco de tocar para si mesmos, isso acontece porque a Música traz uma satisfação pessoal para quem a faz, afinal quem é que não gosta de ouvir uma boa banda ao vivo? E, tocar ou cantar é melhor ainda, pensando bem, a satisfação de tocar ou cantar é tanta que nem precisa ser para a glória de Deus, por isso devemos "entregar" a nossa música a Deus em forma de adoração, ou seja, aquilo que poderia nos dar algum mérito entregamos tudo ao Senhor Deus. A Ele seja dada toda a honra, toda a glória, todo o louvor e toda a adoração.

"O melhor mesmo é adorar a um Deus verdadeiro de maneira verdadeira”.

CONCLUSÃO:

Adoração é a manifestação do homem que reverencia a grandiosidade de Deus, assumindo a sua infinita inferioridade diante da glória de Deus. Nesse ponto usamos músicas mais lentas, onde deixamos bem claro aos visitantes que Deus é bom e que carecemos da sua glória, como na música: Maravilhoso é!

Elias O Pinheiro, membro e músico da PIB de Guajará-Mirim.

Na minha experiência de integrante da mesma equipe de louvor a vários anos, depois de muitas lutas, tribulações e provações, pude aprender que a equipe de louvor é a que tem a responsabilidade de preparar os corações do público para ouvir a mensagem; se a equipe de louvor não se sair bem ou se algum membro da equipe estiver com problemas, isso será notado por todos, pois, a equipe de louvor nos momentos que estiver ministrando, será o centro das atenções. Por isso, não vá à frente ministrar se você tem algum problema, ore e peça ajuda a Deus antes.

No período de louvor, cada música tem uma função, por isso temos que além de saber escolher as músicas certas, é preciso colocá-las em ordem.

COMO? - Em Espírito e em Verdade, sem meninices, sem atitudes infantis.

PARA QUE: A ele seja dada toda a honra, toda a gloria, todo o louvor, e toda a adoração.

Queridos, há um trecho de uma Palestra do Pastor Sóstenes Mendes, que eu achei muito interessante e que responde bem essa nossa interrogação de como Adorar.

O Titulo da sua palestra é: Amadurecendo Como Levita, Baseado em: OSÉIAS 6: 1,2 e 3:

Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

A Palavra do Senhor é sempre muito clara. Ele, em todo o tempo nos orienta a buscá-lo mais, conhecê-lo mais, e crescemos espiritualmente. O apóstolo Paulo nos fala de deixarmos de ser meninos, e crescermos em maturidade. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” 1 Coríntios 13:11

Tenho dois filhos. É maravilhoso vê-los atuando como meninos, como crianças, porque este é o tempo deles. Porém, se com o passar do tempo, eles continuarem com atitudes de criança, se não crescerem, ficarei muito preocupado.

Na igreja podemos ver que o tempo vai passando, e muitos não amadurecem. Continuam com as coisas de menino, continuam com valores, desejos e pensamentos infantis quanto às questões espirituais.

1. Se o tempo vai passando, precisamos caminhar para frente, em maturidade espiritual.

2. Se vamos crescendo, abandonando as coisas de "menino", vamos nos aprofundando no relacionamento com o Pai.

3. Se estivermos caminhando dentro da vontade do Senhor de crescimento para nós, vamos tendo mais responsabilidades com o Reino.

Usei material escrito por estas pessoas:

Pr. Sóstenes Mendes - projeto adoradores.

Elias O Pinheiro, membro e músico da PIB de Guajará-Mirim.

Pr. Genésio de Souza.

Nenhum comentário: