domingo, 17 de março de 2013

É TEMPO DE COLHER

Por BRUNA THALITA SILVA 

Provavelmente, quando você leu o titulo desse artigo você ficou feliz ao pensar que o tempo de colher chegou, não é mesmo? Talvez você tenha pensado, que bom que chegou a hora de colher aquilo que eu tanto esperei. Mas ai vai a primeira pergunta: Você quer mesmo colher o que você plantou? Ou melhor, o que você plantou?
 
Gosto das fábulas porque elas sempre tem uma moral no final, as fábulas infantis geralmente são cheias de inocência e simplicidade, mas temos muito o que aprender com elas.
 
Hoje quero contar para vocês uma fábula que está no livro: Fábulas de Esopo de Jean de  La Fontaine. Chama-se:  A cigarra e as formigas.
 
“Era uma vez uma jovem cigarra que não fazia outra coisa na vida a não ser cantar. Entoava as mais lindas canções perto de um formigueiro. Enquanto isso, as formigas trabalhavam sem parar. Colhiam pedaços de folhas para forrar o berçário das formigas recém-nascidas. Transportavam grãos para que no inverno tivessem o que comer. Enfim, viviam atarefadas, entrando e saindo do formigueiro. O inverno chegou. O frio era tanto que a cigarra quase ficou congelada. Então, bateu na porta do formigueiro à procura de um lugar quentinho para se abrigar.
- Olá! Será que eu posso entrar? Estou com frio e com fome!
A guardiã do formigueiro não se conteve:
- O quê? Enquanto nós trabalhávamos duro, você só pensava em se divertir.  Pois agora: boa diversão! – disse
E bateu a porta na cara da cigarra que foi obrigada a cantar em outra freguesia.
Moral: os preguiçosos nada têm a colher.”
 
Bom, não quero falar sobre a postura das formigas, porque acredito que elas deviam ter amparado a cigarra quando esta necessitou.
 
Quero falar sobre a postura da cigarra. A cigarra passou o verão todo vendo os outros trabalharem, mas ela só queria saber de se divertir, não se importou em ajudar e nem em ajuntar para quando o frio chegasse. A cigarra não trabalhou, mas depois queria receber o salário.
 
Em 1 Timóteo 5.18b, diz que o trabalhador é digno do seu salário. Isso mesmo, o trabalhador. Assim, entendemos que para colher é necessário plantar, para conquistar é necessário agir. Para ser feliz é necessário construir.
 
Não adianta querermos que tudo seja no imediatismo, o salário não chega de paraquedas, é necessário que eu trabalhe por ele. Tem muita gente com sonhos lindos, mas sonhos não se tornam realidade se não houver empenho, dedicação, trabalho. Tem muita gente querendo um casamento feliz, mas não se preparando para se casar. O salário é fruto de muito trabalho.
 
O que você tem plantado? Todos nós sabemos que quem planta colhe, é a lei. E sabemos também que colhemos o que plantamos. Então você tem plantado o que realmente quer colher? E você está pronto para o dia em que a colheita chegar? Não se esqueça, um dia a colheita vai chegar. E você vai colher o que?
 
Não seja como a cigarra que na hora de trabalhar ficou se divertindo e não se preparou, não seja
preguiçoso. Se prepare para o inverno, se prepare para o futuro, porque quando ele chegar você precisa estar pronto para viver a realização do seu sonho e aproveitar o resultado do seu trabalho, o seu salário.
 
Que o Senhor te abençoe no seu plantio e que sua colheita seja maravilhosa  e cheia de alegria!
 
Beijocas!

Nenhum comentário: