quinta-feira, 21 de abril de 2011

A páscoa

Por Pastor Carlos Azevedo
 
Festa em que os Israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito.
Caia no dia 14 de Abibe ou Nisã, mais ou menos em 1º de Abril.
Em hebraico o nome dessa festa é Pessach, (PASSAR POR CIMA) referencia ao livramento que o Senhor deu ao seu povo quando o anjo destruidor feria de morte os primogênitos do Egito. "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito". Êxodo 12:13.

Como era comemorado a Páscoa
Segundo a Bíblia a ordem de Deus foi essa: "Guardai o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao Senhor teu Deus; porque no mês de Abibe o Senhor teu Deus te tirou do Egito, de noite". Dt 16:1.
Ora, o Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
"Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.
O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,
e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha:
Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerao". Êxodo 12:1-8.

A páscoa no Novo Pacto
Jesus é a nossa páscoa, disse o apóstolo Paulo: Limpai-vos pois do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 1° Aos Coríntios 5:7.  
Naqueles dias  matavam um cordeiro para celebrar a festa da páscoa. Essa festa estava dentro do cerimonial que prefigurava a vinda do Senhor Jesus Cristo o verdadeiro cordeiro, o puro e perfeito sacrifício de Deus pelo pecador.   "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29.
Em Aos Hebreus 10:5-9 diz: "Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado.
Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a lei); agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo". 
E no capitulo 9:13-14 diz: Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,
quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? 
Por tudo isso cremos que a festa da páscoa como está descrita nos textos citados acima já se encerrou em Cristo Jesus com a sua morte. 
Mas antes de morrer O Senhor Jesus Cristo celebrou pela última vez a páscoa com os seus discípulos. "Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? Respondeu ele: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. Ao anoitecer reclinou-se à mesa com os doze discípulos. Lucas fala da ultima ceia de Jesus dizendo assim: Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. 1° Aos Coríntios 11:25-26. 
Agora segundo o próprio Jesus devemos celebrar a Ceia do Senhor até que venha, lembrando da sua morte e ao mesmo tempo renovando as nossas esperanças na certeza da sua segunda vinda para consumar a glorificação.
 

Nenhum comentário: