quinta-feira, 25 de março de 2010

Vamos Orar

Pelos cristãos perseguidos - março de 2010

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus"


Filipenses 4.7
China (13º) - Crescimento no ministério infantil

Dia 1 - Ore pelo ministério de crianças na China. Apesar do crescimento de escolas dominicais, muitas igrejas e líderes ainda precisam ter a visão e o desejo de alcançar crianças com o evangelho. Uma igreja na região central do país descobriu que o material infantil disponível não é apropriado para outras províncias, por estar fora do contexto. Ela quer adaptá-lo e reescrevê-lo. Entretanto, não sabem como fazer isso. Peça a sabedoria de Deus e a sua direção neste desafio.


Dia 2 - À medida que a rede de igrejas não registradas cresce, ela enfrenta questões relacionadas à administração da igreja e das finanças. Os líderes precisam de treinamento adequado a seu contexto e estrutura. As igrejas também enfrentam um abismo de gerações em relação a sua liderança; há um desacordo entre a mentalidade e a percepção dos líderes mais jovens em relação aos mais velhos devido à maneira como foram educados. Os jovens querem experimentar outras maneiras de abordagem. Ore para que a transição da geração de "Moisés" para a de "Josué" seja tranquila.


Israel - Peça justiça

Dia 3 - Há esperança de que uma ação judicial entre cristãos messiânicos e um rabino ortodoxo chega a um desfecho em breve. No dia 9 de março, o ortodoxo Yad L'Achim terá uma última oportunidade de apresentar sua defesa. A decisão do juiz está marcada para o dia 9 de abril. Ore para que a justiça seja feita para a glória de Jesus Cristo.


Dia 4 - O treinamento de discipulado Lech L'cha aconteceu no período de dezembro a março. Agradeça a Deus por tudo o que Ele fez na vida dos jovens que participaram do treinamento. Interceda por eles, agora que retornam para suas casas e congregações. Que o Senhor os guie quando eles tiverem que tomar decisões em relação ao futuro.


Comores (16º) - Um só entendimento

Dia 5 - Suplique a união dos cristãos, a fim de que tenham um só entendimento, e que o Senhor lhes dê mais oportunidade de se conhecer e servir uns aos outros. Também ore para que os cristãos aprofundem o relacionamentos com outros cristãos, independente de suas denominações, e que continuem ousados na pregação do evangelho aos muçulmanos.


Ásia Central - Mulheres em foco

Dia 6 - Ore pela presença e a unção de Deus na conferência de mulheres que será realizada no início de março. Esposas de pastores e mulheres envolvidas no ministério se encontrarão para momentos de ensino e ministração.


Dia 7 - Ore por Samida, que é solteira. Isso é como uma vergonha para sua família e, por isso, ela foi expulsa de casa. Seus pais lhe disseram para ir morar junto aos animais da família.


Dia 8 - O Dia Internacional da Mulher é sempre uma festa na Ásia Central. Ore para que as mulheres cristãs dos países da região tenham força e coragem de impactar sua sociedade de maneira positiva.


Uzbequistão (10º) - Três anos na prisão

Dia 9 - Hoje faz três anos que Dmitry Shestakov foi condenado a quatro anos de prisão por atividades religiosas. Ore por ele, por sua esposa Marina e suas filhas, para que sejam fortalecidos em mais um ano que resta da sentença. Ore para que eles tenham saúde física e espiritual e que Deus cuide dessa família de uma maneira especial.


Brunei (29º) - Sabedoria para ministrar

Dia 10 - Os cristãos são desencorajados a compartilhar sua fé e penalizados se o fizerem. As igrejas correm risco de serem fechada, casos se descubra que ex-muçulmanos frequentam os cultos. Peça ao Senhor para lhes dar sabedoria ao praticar a fé e ao ministrarem aos ex-muçulmanos.


Líbano - Oportunidade e união

Dia 11 - Louve a Deus pelas oportunidades que surgem neste país. Ore para que haja liberdade agora e no futuro, e para que a Igreja de Cristo possa aproveitar isso. Interceda pelos jovens que têm descoberto que não existe nenhum deus além de Jesus Cristo. Ore para que o Espírito Santo os encoraje e faça com que eles permaneçam na caminhada cristã.


Dia 12 - Continue a orar para que o Espírito Santo traga unidade para sua Igreja. Ore para que o amor de Jesus Cristo os coloque de joelhos e os faça ver quem Ele realmente é e o quanto Ele ama as pessoas desse país. Ore para que o evangelho não seja monopolizado, mas compartilhado com toda liberdade.


Etiópia (44º) - Líderes em prova

Dia 13 - Os irmãos que vivem entre a etnia gurage, sudoeste do país, estão sempre sob ataque e pressão de autoridades e de não cristãos. Na noite de 6 de novembro, pessoas não identificadas incendiaram uma igreja no distrito de Eza. Os líderes da igreja tentaram reconstruí-la três vezes, mas sempre que a construção mostra algum progresso, ela é incendiada novamente. Por isso, desistiram. No distrito de Cheha, os líderes de uma congregação tentaram comprar um terreno, mas o governo interceptou o negócio e acusou os líderes de adquirir propriedades ilegalmente. Os pastores nessa região sentem-se frustrados e desencorajados. Ore para que a Igreja permaneça fiel. Que seus líderes sejam exemplo de confiança em Deus em qualquer situação que suas congregações estejam enfrentando. Ore para que sejam encorajados, fortalecidos pelo Senhor e tenham perseverança no tribunal, quando forem responder pela acusação de negócio ilegal.


Sri Lanka (40º) - Término dos estudos voltar ao topo 

Dia 14 - Suresh, um aluno da Faculdade Bíblica Cingalesa, é amparado por doações de parceiros da Portas Abertas. Ore para que ele complete seu treinamento teológico com excelência e seja cheio de compaixão pelos perdidos. Que o Senhor possa usá-lo poderosamente em seu futuro ministério.


Doe hoje

Dia 15 - Agradeça ao Senhor pelos parceiros brasileiros que tem usado seus recursos para sustentar o trabalho da Portas Abertas no campo. Sem esses queridos irmãos, o trabalho não poderia ser executado, e milhares de vida não poderiam contar com o apoio que recebem.


Indonésia (48º) - Evangelistas dedicados

Dia 16 - O evangelista Aji tem alcançado muçulmanos desde 1994. Ele vai a lugares hostis ao evangelho e, por isso, arrisca a própria vida. O último interrogatório pelo qual passou foi em 2004, e as agressões que sofreu enquanto era indagado o deixaram com o joelho inchado por duas semanas. O ministério de Aji continua apesar disso. Portanto, interceda por esse corajoso ministro do evangelho.


Dia 17 - O ex-muçulmano Ramli, de 70 anos, tem recebido ameaças por mensagens de texto pelo celular. "Não estou com medo, porque conheço a verdade e tenho Jesus", ele diz. Peça a proteção do Senhor sobre ele, e que tenha sabedoria ao responder os insultos que vem recebendo em razão de sua fé.


Vietnã (21º) - Plantador de igrejas

Dia 18 - O pastor Estevão, de 49 anos, é responsável por duas igrejas que, juntas, possuem 260 membros. O pastor conta com outros 17 obreiros, e o grupo planta mais igrejas no norte do Vietnã. Ele foi treinado em um dos seminários da Portas Abertas. Peça pela segurança dele, enquanto visita as igrejas domésticas em diversas vilas. Ore também por sua família.


Uigur - Liberdade e prisão

Dia 19 - Depois de passar dois anos na prisão, Osman Imin foi solto em novembro do ano passado. Sua saúde se deteriorou na prisão. Peça a Deus seu completo restabelecimento e de sua família.


Dia 20 - Alimjan Yimit está preso desde janeiro de 2008, à espera do julgamento. Em outubro de 2009, ele foi sentenciado a 15 anos de prisão por "divulgar segredos de estado". Sua esposa e seus dois filhos não puderam visitá-lo durante o período anterior ao julgamento. Suplique a Deus para que as autoridades revejam a situação de Alimjan e a coloquem a seu favor.


Líbia (22º) - Mais obreiros

Dia 21 - A Igreja líbia pede para que Deus levante obreiros, e que estes tenham acesso às pessoas. Ore por todos os cristãos, pelo suprimento de suas necessidades, e para que eles continuem testemunhando corajosamente, mesmo em face à perseguição.


Dia 22 - Há poucas igrejas para estrangeiros na Líbia. Ore para que o governo aprove as licenças necessárias para os projetos.


Síria (41º) - Voltados para o povo

Dia 23 - Haverá um evento no qual será exibido o filme Damasco Fala, sobre a vida do apóstolo Paulo. Jesus se encontrou com Saulo na estrada para Damasco, e hoje está pronto para encontrar aqueles que o buscam, bem como aqueles que se opõem ao evangelho. Interceda pelas igrejas do país, que planejam suas atividades de verão. Ore para que o Senhor sustente a liderança, e que ela seja guiada de maneira específica para atender às necessidades do povo sírio. Ore para que eles sejam abertos para assuntos que são considerados tabus, e que ministrem às pessoas que precisam.


Cazaquistão - Missionários deportados

Dia 24 - Interceda por Feruza Utegenova, membro da igreja Nova Vida. Feruza é de origem uzbeque, e foi deportada no dia 5 de novembro por "praticar trabalho missionário sem registro de estrangeira". Seu crime foi ter entregue uma revista cristã infantil para uma menina de 12 anos. Ao ser deportada, Feruza foi separada de seus quatro filhos, que vivem em Aktau.

Hoje - Dia 25 - O líder batista Viktor Leven, do norte do país, corre o risco de ser deportado por "atividades missionárias não registradas". Viktor insiste que não é missionário. "Aqui é onde moro, e meus seis filhos nasceram nesse lugar". Oficialmente, Viktor e sua esposa são cidadãos alemães, e os dois estão em processo de obter cidadania cazaque, uma vez que nasceram no país. O irmão de Viktor, Didrikh, foi multado por participar de atividades em uma organização religiosa não registrada. Ambos pertencem ao Conselho das Igrejas Batistas, que, por princípio, se recusa a obter o registro estatal. Lembre-se deles em suas orações.


Dia 26 - Um homem que recentemente ganhou uma Bíblia escreveu: "Tenho amigos que também têm sede da Verdade. Quero que minha família e outros de nosso clã tenham a esperança que as Escrituras nos dão". Ore para que haja oportunidades seguras de entrar em contato com essas pessoas e presenteá-las com Bíblias e outros materiais.


Norte do Sudão - Ex-muçulmana em risco

Dia 27 - Muitos ex-muçulmanos continuam a enfrentar inúmeros desafios no norte do Sudão. Há muitos que vivem em segredo, com medo de serem mortos ou rejeitados por suas famílias. O governo e a comunidade islâmica são hostis em relação aos cristãos, especialmente para com os ex-muçulmanos. Baya, de 32 anos, é ex-muçulmana em 2005. Pouco depois de sua conversão, ela perdeu seu emprego como gerente de RH em uma empresa cujo proprietário é muçulmano fundamentalista. Com sua conversão, Baya foi rejeitada pela família, e seu primo já a ameaçou de morte diversas vezes. Ela corre o risco de perder seu atual emprego, porque o governo está levantando falsas acusações de que a organização em que ela trabalha estaria evangelizando muçulmanos. Peça a intervenção de Deus nesse caso. Que Baya deposite sua confiança no Senhor e experimente a direção e a proteção do Pai celeste nesses momentos de incerteza. Também ore para que a família de Baya conheça a Jesus através de seu testemunho.


Colômbia - Indígenas cristãos

Dia 28 - Interceda pelas 250 famílias da comunidade indígena de Arhuacos que foram expulsas de suas terras por chefes indígenas do norte da Colômbia. Essas famílias sofreram pressões no passado para que negassem a fé em Cristo, mas se recusaram a fazê-lo. Há anos, o tribunal constitucional aprovou um decreto em que os indígenas teriam de abrir mão de seus direitos e deixar o território que foi concedido a comunidades mais antigas se abandonassem a cultura da tribo. Agora, essas famílias estão sem casa, sem emprego e sem sustento.


Brasil - Interceda pela Igreja brasileira

Dia 29 - Interceda pela nossa colaboradora Ana Cristina. Ela passa por uma situação financeira delicada, pois precisa mudar de casa, fazer um tratamento de saúde, e tem o sonho de cursar a faculdade para a qual prestou vestibular e foi aprovada. Peça a Deus para ajudá-la a encontrar formas de cociliar todas essas atividades que são importantes para sua vida.


Dia 30 - Ore pela Giovanna, filha do correspondente Cristiano, de Recife - PE. Ela tem 2 anos e meio de idade e sofreu uma cirurgia nas pernas, pois possui um problema que impede seu movimento. Ore por sua recuperação e para que não haja sequelas.


Dia 31 - Daqui a exatos dois meses, será celebrado o DIP - Domingo da Igreja Perseguida. Interceda pelo evento, para que seja realmente eficaz no objetivo de levar a Igreja brasileira para mais perto dos cristãos perseguidos. Ore pelos organizadores, para que tenham criatividade e sabedoria para conduzir a celebração em suas igrejas. Ore também pela equipe da Missão Portas Abertas, que prepara o material para o evento e que terá bastante trabalho nos meses que sucederão o DIP.

Fonte Missão Portas Abertas


Nenhum comentário: