segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É preciso fazer discípulo!

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; João 17.18-20

Na semana passada tive o privilégio de ir à escola onde meu filho estuda e vê-lo receber uma medalha como uma das melhores notas da sua sala, lógico que como pai fiquei muito orgulhoso. Ao fim do evento a diretora me pediu para fazer uma oração por todos, o que atendi prontamente.

Terminado o evento quando eu e minha esposa estávamos saindo fomos abordados pela diretora, após alguns minutos de uma conversa bastante informal, a diretora abriu um sorriso e nos disse: Olhar para seu filho, é como olhar para vocês.

No trecho acima, Jesus conversava com o Pai sobre seus discípulos, falava sobre a responsabilidade de ser um mestre, formador de discípulos, da importância de se preparar para preparar outros e de deixar um exemplo para gerações vindouras.

Jesus se preocupava com detalhes, tinha um objetivo, uma missão que passou não somente para aqueles que estavam juntos com ele, mas deixou claro que seria para todos quanto o quisessem seguir.

Creio que deste texto podemos extrair algumas lições para nossa vida.

1º Formar discípulos tem um preço. (E por eles me santifico a mim mesmo)

Quando decidimos formar um discípulo, há um preço a ser pago, precisamos entender que passamos a ser o referencial daquela pessoa, abrimos mão daquilo que achamos certo para vivermos o que realmente é certo.

Formar um discípulo demanda tempo, exige de nós a doação, mais que do tempo, da própria vida. E isso não significa ou garante que todos nos seguirão ou serão como nós, mas que eles passam a ter um referencial para olharem e se direcionarem.

2º Sensibilidade (para que também eles sejam santificados na verdade)

As pessoas têm desejos, sentimentos, necessidades particulares, a forma como nos doamos e nos entregamos para que haja uma mudança real na vida do outro, permite a essa pessoa conhecer a verdade e desfrutar do melhor de Deus para sua vida. Não é fácil, mas entendo que só assim é que vamos formando pessoas apaixonadas por Jesus.

Discípulos necessitam de atenção, de cuidado, de palavras de encorajamento, necessitam sentir que são amados e acima de tudo, precisam descobrir o valor real de ser um discípulo, o para onde as lições que estão aprendendo os estão levando.

Jesus sabia disso, chamava a atenção quando necessário, mas acima de tudo, preocupava-se em ensiná-los na verdade.    

3º Objetivo futuro (E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim)

Você não marca a história pela casa que você construiu, pelos carros que você teve, pelas roupas que você usou, pelo corte de cabelo revolucionário. Você marca a história pelas vidas que você influenciou e que por sua causa foram transformadas.

Qual o objetivo de sua vida?

Ninguém disse que é fácil. Formar discípulos é um desafio, mas é preciso entender, de uma forma ou de outra que você tem discípulos, sejam eles, seus filhos, seus irmãos, seus colegas de trabalho ou suas ovelhas.

O que importa realmente, é que discípulos você está formando. Se seus filhos repetirem sua história tudo bem?  Se dependesse somente de seu estilo de vida para que o projeto de Jesus Cristo tivesse sucesso, tudo bem? 

Como referência, Jesus pode contar com você para formar discípulos?

Fonte: Instituto Jetro

Nenhum comentário: