domingo, 5 de setembro de 2010

A quem devemos agradar

Josué 24:14,15

Josué terminou, dizendo:
– Portanto, agora temam a Deus, o Senhor. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o Senhor. Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.
Ninguém é obrigado a fazer o que não quer certo? Certo! Mas em alguns casos a decisão de não fazer algo que deveria vai ter um preço.
Os povos de Israel nos dias de Josué serviram ao Senhor, e foram abençoados, “E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel”. (Jz 2:7). Porem depois da morte de Josué o povo volta a praticar a idolatria. Optaram por não, mas servir a Deus e sim aos ídolos, “Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram o Senhor à ira. Porquanto deixaram ao Senhor e serviram a Baal e a Astarote”2:11-13. O resultado: “Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos” Jz 2:14.
Antes contavam com a ajuda de Deus. Depois, Deus os entregou nas mãos dos inimigos.
Algumas pessoas podem também preferir agradar alegremente aos prazeres deste mundo, do que a Deus. Porem sabemos que isso vai gerar conseqüências, a curto ou em longo prazo. Todos podem escolher Deus os criou livres.
Porque devo escolher agradar e servir a Deus
Ex. 23:22 - Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. 
23:25-27 -Se vocês adorarem a mim, o Senhor, seu Deus, eu os abençoarei, dando-lhes comida e água, e tirarei de vocês todas as doenças. Na terra de vocês nenhuma mulher terá aborto, nem ficará sem ter filhos. E eu darei a vocês uma vida longa- NTLH.
31 E porei os teus termos desde o mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti. 32 Não farás concerto algum com eles ou com os seus deuses.
NUMERO 14:8,9 Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
DETE 5:33 “Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor, vosso Deus, para que vivais, e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir”.
 DETE 6:1-6 “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados.  Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor, Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.  Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.  E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração”.
DETE 6:18 “E farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, sobre a qual o Senhor jurou a teus pais”.
Alguém diz: nem sempre fazemos aquilo que queremos...
Porem em se tratando de fazer algo que é exigido por Deus, não devemos fazer nado forçado porque Deus sonda o coração e desaprova tudo que é feito para ele sem o verdadeiro propósito, que é: adorá-lo em espírito e em verdade. Devemos fazer tudo com alegria e amor, Rm 12:8 “Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria”; ICo 13:3 “Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada”  tudo isso porque Deus nos amou primeiro e ele é o Senhor das nossas vidas.
Portanto devemos agradar a Deus em obediência, e ao próximo em amor,
E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. 24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele estão, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado, 1 Jo 3:22-24.
E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.
”Amigos se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros”  1 Jo 4:10,11.
Querido agrade a Deus te todo o teu coração ame o teu próximo, faça a obra de Deus com alegria e amor, pois como vimos Deus tem bênçãos para todos os que lhe obedece. O Senhor deixa mais um conselho dizendo assim: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Jo 2:15-17). Amem! 

Pr.Carlos Azevedo

Nenhum comentário: