sexta-feira, 16 de março de 2012

Você não precisa provar nada para ninguém!

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel, Atos 9:15.

Paulo ou melhor! Saulo não era bem visto pelos cristãos da sua época. porque seu passado não tinha sido nada bom."E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém, Atos 9:1 e 2.
Saulo não poupava ninguém, arrastava a todos que invocavam  o nome de Jesus, quer homem quer mulher.
Mas Saulo foi transformado em Paulo, e agora como será que passaram a olhar para ele?  Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? 9:21.
Alguns não viam o novo coração de Saulo julgava pelas obras do passado, mas Paulo não precisava provar nada para ninguém.
Antes ele precisava provar que era forte, corajoso e capaz, isso para o homem. No mundo é assim, se você quiser ser bem visto, aceito, considerado e honrado você tem que "matar um leão por dia".
Agora Saulo se esforça, não para mostrar ao homem quem ele é, mas para mostrar ao mundo quem  Jesus é, Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo, v. 22.
As pessoas tinham medo daquele homem, e não era sem motivos! todos conheciam a sua ma fama de assolador dos Cristãos. E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome, vs. 13 e 14.
Com tudo, disse o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.
Paulo não está preocupado em fazer a vontade do homem, nem está preocupado em prestar relatórios de quantas almas levou para a prisão ao fim do dia, Paulo não está nem um pouco preocupado em fazer com quer o homem lhe reconheça como grande e poderoso.
Paulo agora só está preocupado em testemunhar do poder daquele que lhe abriu os olhos,  Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. 
E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo.
E falava ousadamente no nome de Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo, Vss. 27-29.
Mas com tudo isso tramavam a sua morte não acreditavam em sua transformação, não acreditavam que era um apostolo. E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e, como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida, tomando-o de noite os discípulos, o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.
E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo, Vss. 23-26.
Mas Paulo não precisava provar nada pra ninguém, apenas com ousadia e com autoridade falava no nome de Jesus.
Em vez do apostolo Paulo fazer alguma coisa para se promover ou para defender a sua vida, ele sofre por causa do Evangélico, tudo que ele faz dali em diante é contribuir para que os poderosos desejem mais e mais tirar-lhe a vida. Mas ele contava com a ajuda de algumas pessoas de Deus que acreditavam nele sem que ele precisasse  provar nada. Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesárea e o enviaram a Tarso, v.30.
A vida de Paulo agora passa a ser uma testemunha viva do Senhor, e isso passa a acontecer naturalmente porque todos que tem um verdadeiro encontro com o Senhor, não precisam provar nada. A vida que passam a levar já é uma prova de quem são. Paulo mesmo diz que aquele que está em Cristo nova criatura é, 2ª Aos Coríntios 5:17.
Você é um Servo de Deus e foi ele que te escolheu, você é um vaso escolhido...! Se você sofrer por causa do nome do Senhor não faça nada não lute contra a vontade de Deus. Não tente provar nada para ninguém, só testemunhe mais e mais do nome do Senhor.
Alguns vão ficar atônitos e confusos. Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
Vão perseguir vão armar ciladas e tudo mais. Não se preocupe, apenas prove, testemunhe que Cristo é o Senhor o Salvador.
Estas coisas acontecem porque estão cegos, não conseguem vê a gloria de Deus, mas você vê, por que a exemplo de Saulo o Senhor te deu visão espiritual. E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu, Vss. 8 e 9.
Portanto os que são chamados por Deus recebem uma nova visão. E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. V.17. Os que são chamados por Deus São cheios do Espírito Santo.
O apostolo Paulo passa a viver em um mundo diferente daquele que estava acostumado, um mundo onde parecia que era amado e respeitado, mas o Senhor disse a Ananias: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis dos filhos de Israel V. 15. Não se preocupe, o seu compromisso é com o Senhor.
Se você não estiver agradando a todos não se preocupe, e nem tente! agrade a Deus. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.  João 17:14. Seja fiel e Deus te dará a coroa da vida, como, com certeza dará ao apostolo Paulo pela sua fidelidade.

Em alguns momentos o apostolo é sitado como Saulo e em outros como Paulo. Saulo é o seu nome Hebraico depois da sua conversão ele passa a ser chamado de Paulo, que é o seu nome em grego.

Nenhum comentário: