sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo



Lembro do testemunho de meu primeiro pastor em relação a uma vida santificada, temente a Deus, alicerçada na palavra e com extrema simplicidade, pregando o evangelho de Jesus Cristo, ele contou este fato para ilustrar os ensinos . Havia, em uma de nossas igrejas, um irmão bem situado financeiramente. Trabalhava em uma grande empresa, tinha um excelente salário e gozava de uma boa vida. Certa ocasião, convidou seu chefe e o pessoal de seu departamento para participar do culto de oração de quarta-feira na igreja em que congregava. Ele mal podia acreditar, todos aceitaram o convite, eram um total de oito pessoas.

Ao chegar ao templo, acomodou seus convidados nos bancos e, preocupado, perguntou quem era o diretor e pregador do culto daquela noite. Qual sua surpresa quando soube que seria aquele irmãozinho humilde, semi-analfabeto, mal sabia ler direito. De imediato começou a suar frio e a reclamar consigo mesmo: “Logo hoje que consegui trazer meu chefe e meus amigos aqui tinha de ser logo este irmão o diretor do culto?”

O culto então teve inicio, foi cantado um hino, houve a primeira oração, bem fervorosa, cantou-se outros dois louvores espirituais e o diretor deu inicio a leitura da palavra. Qual texto escolheu? Um texto que narrava a genealogia, não lembro bem de qual personagem bíblico. O irmão que convidara os amigos estava desesperado com a leitura, mas os convidados ouviam atentamente. Quando o diretor terminou de ler todos os nomes, levantou a cabeça, olhou para a igreja e perguntou: “Você ouviu seu nome ser lido aqui neste livro? Se não, se apressa em aceitar Jesus para que seu nome seja escrito aqui senão você não vai pro céu, mas vai pro inferno.”

Qual a surpresa? Todos os convidados, naquela noite aceitaram Jesus com único, fiel e suficiente salvador.
“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (I Co 1:26-29)
Existem pessoas que creem firmemente que a inteligência a eloqüência, e palavras bonitas farão as pessoas se converterem, farão as pessoas chegar a Deus e sentirem a presença de Deus. Podem até conseguir algum resultado como alguns que se emocionam mais facilmente, mas no final, constatamos que é apenas “fogo de palha”. Eles esquecem, totalmente, que quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo. De que adianta a forma do culto, todo arrumadinho, todo certinho, com seu script sendo seguido, usando de métodos de persuasão, [e como usam], tons de falar, pontos de contato, marcações especiais, deixas. De que adianta tudo isso se o Espírito do Senhor não convencer a platéia [eles consideram a igreja como platéia], de seu pecado? Não passa de emoção, não passa de teatro. Vaidade de vaidades.

Uma pregação que não está centrada em Jesus Cristo, e não leva o ouvinte a uma reflexão, ao arrependimento, a uma mudança de vida, a uma mudança de caráter, não serve para nada. É bonita em sua forma, mas horrível em seu conteúdo. E como temos visto e ouvido pregações e cultos deste tipo, que mais exaltam o homem e exigem de Deus o cumprimento [?] de Suas promessas, ou ouvimos falando mais do diabo do que de Jesus Cristo.

Não digo que devemos fazer o culto de qualquer maneira, é necessário uma organização, o nosso Deus é um Deus organizado, e cobra de nós esta atitude. Mas da maneira como vemos os cultos hoje, fica difícil distinguir uma casa de show de uma igreja cristã.

Onde foi parar a simplicidade do evangelho, onde foi parar a preparação espiritual daqueles que dirigem, cantam pregam em nossos cultos? Onde foram parar aqueles homens e mulheres que confiam e dependem do Espírito Santo para fazerem a obra do Senhor? Que rumo, essa liderança cibernética está dando para a igreja de Cristo?

Quanto a mim, fico com a palavra da verdade, fico com o evangelho da salvação, fico com o manual que Deus colocou a minha disposição, a Bíblia Sagrada! Esse manual, apesar de muito antigo, se atualiza, dia após dia, e toda a vez que o abro para ler, ele me revela novas instruções que edificam minha vida, sem contudo , me fazer deixar de lado a simplicidade do poder de suas palavras.

Não abandone a simplicidade do evangelho, não se misture com as novidades, não se deixe absorver pela “modernidade” permaneça firme, se consagre ao Senhor, leia a Sua palavra, se prepare e pregue Jesus Cristo, homem, crucificado, morto, ressuscitado, exaltado, Senhor e Deus Meu!

Que Deus nos abençoe e nos ajude!

***

PC@maral

Nenhum comentário: