Filipe, que era judeu, certo dia foi para uma cidade de Samaria. Isso pode não significar muito para nós hoje em dia, mas significava muito naquela época. É bom lembrarmos que judeus e samaritanos não se davam bem. Havia uma rivalidade entre eles, passada de geração em geração.
Os judeus não gostavam dos gentios (os não-judeus) e gostavam menos ainda dos samaritanos. A razão para isso era basicamente porque samaritanos eram "meio" judeus e "meio" gentios, fazendo com que fossem vistos como inferiores. Os judeus praticamente não mantinham contato com os samaritanos. No entanto, Filipe, mesmo sendo um judeu, desceu à Samaria e pregou o Evangelho.
A mulher samaritana disse a Jesus quando eles se encontraram no poço: "'Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?'" (João 4:9)
Assim como seu Mestre (Cristo), Filipe não tinha barreiras raciais para levar a mensagem. Ele saiu de sua zona de conforto para proclamar o evangelho.
Quando Deus disse a Jonas para ir à Nínive e pregar, ele na verdade foi na direção oposta. O motivo era porque Jonas odiava os ninivitas. Nínive era a capital da Síria e os judeus e os sírios haviam se enfrentado em muitas ocasiões. Então, quando Deus disse a Jonas para ir pregar aos seus inimigos mortais, a resposta dele basicamente foi: "De jeito nenhum, Senhor. Sei que se eu for pregar a palavra, eles irão se arrepender e o Senhor irá perdoá-los. Eu não quero que eles sejam perdoados. Quero sim é que eles sejam julgados."
Ao contrário de Jonas, Filipe estava disposto a ir. E você? Você está disposto a sair da sua zona de conforto para partilhar a sua fé?
fonte: Devocionais Diários via email
Nenhum comentário:
Postar um comentário