sexta-feira, 4 de maio de 2012

O AMOR DE DEUS

Primeiro Estudo
O AMOR DE DEUS

BASE BÍBLICA: Porque Deus amou o mundo de tal maneira ...(Jo 3:16)

        O AMOR DE DEUS É PARA TODAS AS PESSOAS

  O texto básico  afirma que Deus existe como pessoa e é um ser que expressa amor. Além dessas afirmações verdadeiras, a Bíblia declara que Deus é o criador de todas as coisas (Cl 1:15-17; Ap 4:11), que é um ser consciente da existência deste mundo e que ama todas as pessoas que aqui habitam (Sl 24:1). O amor de Deus é a mais elevada e pura forma de amar, porque ele é amor (I Jo 4:18). Logo, a força que move todas as ações de Deus para com as pessoas é o amor e tem como finalidade torna-las felizes. Tudo isso é concretizado na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, de quem recebemos amor e inspiração para amamos nossos semelhantes (Mt 22:39; I Jo 4:16).

APRENDENDO SOBRE O AMOR DE DEUS

1. O Que Deus sente por mim?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, (Jo 3:16). Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus. (16:27).

2. Como Deus prova o seu amor por mim?

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (Jo 15:13). Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Rm 5:8). 

3. Que preciso fazer para desfrutar do amor de Deus?

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12). A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.(Rm 10:9).

4. Que preciso fazer para amar a Deus?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.  Tt 3:5;
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (Jo 3:5-8). Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom, (Mt 6:24); Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (Jo 2:15).  

5. Amando a Deus, como devo agir com meu próximo? 

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13:34-35); E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. (Ef 5:2).

 A morte de Jesus na cruz é a maior explicação do amor de Deus pelos seres humanos. O verso de um hino também pode nos dar uma visão desse amor:

Se o mar em tinta se tornar
E em papel o céu também,
E a pena, então sempre a correr
O amor de Deus a descrever;
O descrever tão grande amor
Ao mar daria o fim.
Mas onde, pois, está o livro
Em que escreveu tal amor?

REFLETINDO SOBRE O AMOR DE DEUS COMO PAI

  O amor de Deus por nós é semelhante ao amor de um pai por seu filho. Em sua palavra, a Bíblia Sagrada, encontramos o exemplo de Abraão, que recebeu de Deus a promessa de um filho, mesmo já sendo, com sua esposa, pessoa avançada em dias. O Senhor Deus cumpriu o que prometeu: Isaque, que significa "riso", nasceu. O amor de Deus trouxe alegria para a família de Abraão. Através de Isaque, Deus fez a grande nação de Israel numerosa como as estrelas do céu e a areia do mar (Hb 11:12).
Assim é Deus para conosco: sendo nosso Pai. usa o seu amor para estruturar a nossa vida espiritual, emocional, familiar e profissional; enfim, ele nos concede toda  sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Ef 1:3). O próprio Jesus nos deixou esta garantia: Pois se vós sendo maus, sabeis dr boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais daria o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc 11:13).
  Por essa razão, devemos estar certos de que como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. (Sl 103:13).   


Se você quiser ser avaliado mande sua prova para:pastorcarlosiapba@hotmail.com, teremos maior prazer em enviar o resultado para você. (você pode enviar apenas as respostas de cada pergunta 1 a 5).


IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA
Rua Boa Vista nº 314 6º Andar São Paulo, SP WWW.portaliap.com.br
Livros e Estudos Bíblicos
Peça agora mesmo:
(11) 2955-5141 ou pelo e-mail gevc@terra.com.br




Nenhum comentário: