sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quais os planos do Senhor para mim?

Por Pr. Elias Alves Ferreira



“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” – Jó 42:1, 2

 
Depois de tantos conflitos e perdas, Jó rende-se e faz uma profunda declaração ao Senhor. Declaração esta, que deveríamos assimilar também para as nossas vidas.
 

Jó começou com uma certeza: “Bem sei”. Nosso relacionamento com Deus não deve estar apenas na emoção, mas também na razão, na consciência, na convicção. Quem assim vive, não passa apenas alguns momentos com Deus, mas todos. A comunhão não é apenas de lábios, mas com a própria vida. Todo gesto, palavra e atitude anunciam a presença do Autor da Vida.
 

Na continuação Jó demonstra a grandeza de Deus: “tudo podes”. O tamanho da fé é o tamanho de Deus. A maioria das murmurações e blasfêmias parte de um coração incrédulo. Jamais deveríamos perguntar o que Deus pode fazer? Mas sim, o que Deus não pode fazer? O patriarca confessou: “tudo podes” e nós? Que tamanho é o nosso Deus? Em quais áreas Ele pode atuar? Ele é o Todo-Poderoso! Ele está acima de tudo e todos! Ele é inigualável! Ele pode alterar todas as circunstâncias!
 

Na rendição de Jó pode ser visto também a preocupação de Deus: “teus planos”. Nada acontece por acaso. Pessoas, situações e lugares obedecem a uma regência superior. Quanto mais as pessoas tentam fugir de Deus, mais caem nos Seus braços. Mesmo as situações catastróficas trazem lições para a nossa vida. Por outro lado, concluímos que Deus está preocupado também com nossos pequenos detalhes. Ele é o Deus do macro e o Deus do micro. Deus está preocupado com o universo e também com o nosso destino. Com o brilho do sol e também o nosso sobrenome e o pão nosso de cada dia.

 
Mas a seriedade desta declaração está na vigilância de Deus em que “nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Ou seja, Deus estabelece e os cumpre. Ele é sério. Quando Ele age, ninguém pode impedi-Lo. Foi assim em toda a história geral e será também em nossa história particular.
 

Quando falamos em planos de Deus, jamais esquecemos do maior projeto de resgate da história. Deus se fez gente como nós, de carne e osso, espelhou santidade em tudo, derramou-se em amor numa cruz, reviveu após três dias, intercede por nós e ainda nos quer levar em Sua companhia por toda a eternidade. Essa é a “boa notícia”, o “evangelho”.

 
Porque Deus permitiu a morte de todos os filhos de Jó (dez), da perda dos seus bens e da sua saúde? Para ouvir deste homem, totalmente quebrantado e humilde esta confissão e devolver-lhe em dobro todas as coisas. É por isso também que o Senhor permite tantas lutas para as nossas vidas. Para fazermos esta declaração como Jó, aprendendo a ler na cartilha da paciência e do amor e assim, como astros luzentes sermos sempre felizes.


Via Sou da Promessa : www.soudapromessa.com.br

Nenhum comentário: