Pedro  era um pescador acostumado com água, e com ondas fortes. Era um homem destemido.  Pedro foi o único que teve coragem de enfrentar aquele desafio...
Sempre  que meditamos nessa historia quase sempre a conclusão é a mesma: o que levou  Pedro a afundar foi a pouca fé, será mesmo que foi apenas isso? Será que Jesus  conhecedor da natureza humana não sabia o tamanho da fé de Pedro? Será que não  era conhecedor dessa fraqueza do discípulo para orientá-lo a que não fizesse  aquilo se não poderia se afogar? Sim! Mas às vezes o Senhor quer nos ensinar  algo, é que às vezes Deus nos permite passar por situações assim, ele permite  que falhemos em algo que conhecemos ou “dominamos” muito bem, para mostrar o  quanto dependemos dele e precisamos ser aperfeiçoados. O Senhor iria ensinar uma  grande lição para Pedro e conseqüentemente para todos nós.
Veja  só: ficamos impressionados com a ida de Pedro ao encontro de Jesus e quando  Pedro está afundando, Jesus segura a mão dele, e o chama de homem de pouca fé.  Agora eu fico a perguntar: se Jesus chamou um homem que teve a coragem de fazer  o que ele estava fazendo (andando por cima das águas) de homem de pouca fé, do  que ele mim chamaria! Então imagine a surpresa de Pedro quando ouviu isso do  Senhor Jesus.
Por isso eu quero chamar a sua atenção para, mas três pontos importantes desta história: a oração, o estender a mão e a caminhada.
1  – A oração de Pedro (o clamor). A Bíblia diz que Pedro clamou dizendo: Senhor,  salva-me (v.30). 
Passar  por dificuldades é normal, principalmente para cristãos, é assim desde o inicio  da história do povo de Deus. O maravilhoso é que quando o crente em Jesus está  no sufoco, sabe que pode contar com ele. Portanto o mais importante é clamar  quando estiver afundado. 
2  – Pedro estende a mão. A Bíblia diz que Jesus logo estendeu a mão e segurou-o  (V.31), alem de clamar ao Senhor por ajuda devemos agir o nosso Deus é Deus  acessível os que o busca verdadeiramente o encontra, Eis que a mão do  Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido,  agravado, para não poder ouvir, Is 59:1. Mesmo que o contexto não diga  que Pedro estendeu a mão e segurou a mão de Jesus, é óbvia que a resposta de  Pedro foi essa: Pedro estendeu a mão e segura à mão de Jesus. 
Uma  pessoa que está sendo afogada enquanto não perde a consciência o que ela mais  quer é algo em que possa se segurar para não morrer, Pedro encontrou a mão de  Jesus e todos que estendem as mãos para ele pode encontrar ajuda, pode encontrar  socorro. 
Há  muitas pessoas afundando sem ter quem lhes estendam a mão ou porque não querem  estender a mão para serem ajudadas. O maravilhoso é saber que quando os que  confiam no Senhor estão passando por momentos difíceis tem alguém com as mãos  estendidas para ajudá-los. Importante também é ter humildade para estender a mão  pra ser ajudado, (v.31).
3  – O ultimo ponto é a caminhada. A Bíblia diz que subiram juntos no barco (Pedro  e Jesus), Jesus não subiu no barco carregando um homem desmaiado ou um corpo sem  vida, não! Ele entrou no barco junto a Pedro que acabara de passar por uma  grande experiência, (v.32). 
A  maior alegria do Senhor não é vê alguém caído para que ele possa carregar nos  braços, a maior alegria do Senhor é nos vê de pé, é olhar para o lado e vê não  apenas pegadas, mas sim vê você caminhado lado a lado com ele, porque do mesmo  jeito que Pedro levantou e caminhou de volta ao barco e ali entrou juntamente  com o Senhor, Deus quer ver você entrando na mansão celestial juntamente com o  Senhor que virá buscar os seus escolhidos. 
Muitos  até clamam, pede ajuda e recebe, porque o nosso Deus é verdadeiro ele é  fiel, Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á (Luc  11:10),  porem  alguns que contam com a mão estendida esquecem daquele que ouviu o seu clamor e  lhe estendeu a mão.
Mas  o maravilhoso é que Pedro caminha com Jesus, ele levanta e anda lado a lado com  Jesus. Passamos por muitas dificuldades, as ondas, e os ventos fortes, as vezes  podem até derrubar alguém, mas o cair é do homem de pouca fé e o levantar é do  Senhor Jesus. O importante é dar as mãos a Jesus, levantar e caminhar com ele  por toda vida. 
Pois  bem o importante nisso tudo é que Pedro não estava sozinho, ele não volta para o  barco carregado por Jesus, ele volta caminhado por cima das águas e se no  momento que Pedro inicia a sua caminhada até Jesus ele olhou para a tempestade,  para as ondas e sentiu o vento forte, agora retorna  com uma lição  aprendida, agora ele não ira os olhos de Jesus. 
Pedro  aprendeu que mesmo sendo um “homem do mar” um pescador experiente que  provavelmente já tinha enfrentado muitas tempestades, não era infalível  precisava de ajuda era dependente de Deus. 
Portanto  devemos nos propor a aprender sempre, até naquilo que julgamos ter o “domínio”.  Todos puderam vê quem é que tem todo o domínio sobre tudo e sobre todos, (Mt  14:33,35,36)  O Senhor! Sejamos agradecidos a Deus por tudo que ele  tem feito em nossas vidas, caminhemos sempre com Jesus, Pedro voltou salvo para  o barco talvez os seus amigos não acreditassem quê isso poderia acontecer, mas  puderam vê o poder de Deus a capacidade de Deus que vai muito alem do que  pensamos.  O importante é que a permanência de Pedro ao lado do  Senhor lhe deu a certeza de vida eterna. Se Pedro morresse ali a vida dele  estava garantida com Cristo, Pedro mesmo em outra situação declara:  Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as  palavras da vida eterna, João 6:68.   
Pr.  Carlos 
 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário