domingo, 29 de agosto de 2010

A MARAVILHOSA LIÇÃO DE PEDRO MT. 14:22-32

Pedro era um pescador acostumado com água, e com ondas fortes. Era um homem destemido. Pedro foi o único que teve coragem de enfrentar aquele desafio...
Sempre que meditamos nessa historia quase sempre a conclusão é a mesma: o que levou Pedro a afundar foi a pouca fé, será mesmo que foi apenas isso? Será que Jesus conhecedor da natureza humana não sabia o tamanho da fé de Pedro? Será que não era conhecedor dessa fraqueza do discípulo para orientá-lo a que não fizesse aquilo se não poderia se afogar? Sim! Mas às vezes o Senhor quer nos ensinar algo, é que às vezes Deus nos permite passar por situações assim, ele permite que falhemos em algo que conhecemos ou “dominamos” muito bem, para mostrar o quanto dependemos dele e precisamos ser aperfeiçoados. O Senhor iria ensinar uma grande lição para Pedro e conseqüentemente para todos nós.
Veja só: ficamos impressionados com a ida de Pedro ao encontro de Jesus e quando Pedro está afundando, Jesus segura a mão dele, e o chama de homem de pouca fé. Agora eu fico a perguntar: se Jesus chamou um homem que teve a coragem de fazer o que ele estava fazendo (andando por cima das águas) de homem de pouca fé, do que ele mim chamaria! Então imagine a surpresa de Pedro quando ouviu isso do Senhor Jesus.

Por isso eu quero chamar a sua atenção para, mas três pontos importantes desta história: a oração, o estender a mão e a caminhada.
1 – A oração de Pedro (o clamor). A Bíblia diz que Pedro clamou dizendo: Senhor, salva-me (v.30).
Passar por dificuldades é normal, principalmente para cristãos, é assim desde o inicio da história do povo de Deus. O maravilhoso é que quando o crente em Jesus está no sufoco, sabe que pode contar com ele. Portanto o mais importante é clamar quando estiver afundado.
2 – Pedro estende a mão. A Bíblia diz que Jesus logo estendeu a mão e segurou-o (V.31), alem de clamar ao Senhor por ajuda devemos agir o nosso Deus é Deus acessível os que o busca verdadeiramente o encontra, Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir, Is 59:1. Mesmo que o contexto não diga que Pedro estendeu a mão e segurou a mão de Jesus, é óbvia que a resposta de Pedro foi essa: Pedro estendeu a mão e segura à mão de Jesus.
Uma pessoa que está sendo afogada enquanto não perde a consciência o que ela mais quer é algo em que possa se segurar para não morrer, Pedro encontrou a mão de Jesus e todos que estendem as mãos para ele pode encontrar ajuda, pode encontrar socorro.
Há muitas pessoas afundando sem ter quem lhes estendam a mão ou porque não querem estender a mão para serem ajudadas. O maravilhoso é saber que quando os que confiam no Senhor estão passando por momentos difíceis tem alguém com as mãos estendidas para ajudá-los. Importante também é ter humildade para estender a mão pra ser ajudado, (v.31).
3 – O ultimo ponto é a caminhada. A Bíblia diz que subiram juntos no barco (Pedro e Jesus), Jesus não subiu no barco carregando um homem desmaiado ou um corpo sem vida, não! Ele entrou no barco junto a Pedro que acabara de passar por uma grande experiência, (v.32).
A maior alegria do Senhor não é vê alguém caído para que ele possa carregar nos braços, a maior alegria do Senhor é nos vê de pé, é olhar para o lado e vê não apenas pegadas, mas sim vê você caminhado lado a lado com ele, porque do mesmo jeito que Pedro levantou e caminhou de volta ao barco e ali entrou juntamente com o Senhor, Deus quer ver você entrando na mansão celestial juntamente com o Senhor que virá buscar os seus escolhidos.
Muitos até clamam, pede ajuda e recebe, porque o nosso Deus é verdadeiro ele é fiel, Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á (Luc 11:10), porem alguns que contam com a mão estendida esquecem daquele que ouviu o seu clamor e lhe estendeu a mão.
Mas o maravilhoso é que Pedro caminha com Jesus, ele levanta e anda lado a lado com Jesus. Passamos por muitas dificuldades, as ondas, e os ventos fortes, as vezes podem até derrubar alguém, mas o cair é do homem de pouca fé e o levantar é do Senhor Jesus. O importante é dar as mãos a Jesus, levantar e caminhar com ele por toda vida.
Pois bem o importante nisso tudo é que Pedro não estava sozinho, ele não volta para o barco carregado por Jesus, ele volta caminhado por cima das águas e se no momento que Pedro inicia a sua caminhada até Jesus ele olhou para a tempestade, para as ondas e sentiu o vento forte, agora retorna  com uma lição aprendida, agora ele não ira os olhos de Jesus.
Pedro aprendeu que mesmo sendo um “homem do mar” um pescador experiente que provavelmente já tinha enfrentado muitas tempestades, não era infalível precisava de ajuda era dependente de Deus.
Portanto devemos nos propor a aprender sempre, até naquilo que julgamos ter o “domínio”. Todos puderam vê quem é que tem todo o domínio sobre tudo e sobre todos, (Mt 14:33,35,36)  O Senhor! Sejamos agradecidos a Deus por tudo que ele tem feito em nossas vidas, caminhemos sempre com Jesus, Pedro voltou salvo para o barco talvez os seus amigos não acreditassem quê isso poderia acontecer, mas puderam vê o poder de Deus a capacidade de Deus que vai muito alem do que pensamos.  O importante é que a permanência de Pedro ao lado do Senhor lhe deu a certeza de vida eterna. Se Pedro morresse ali a vida dele estava garantida com Cristo, Pedro mesmo em outra situação declara: Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, João 6:68.  

Pr. Carlos

Nenhum comentário: