quinta-feira, 24 de junho de 2010

O CULTO À PERSONALIDADE

TEXTO: I CO. 3:4

Devemos entender o grande e grave perigo que é deixar de cultuar a Deus para cultuar homens, e de posse desse ensino, evitemos o culto a pessoas e demos o nosso culto a Jesus Cristo como lhe é devido.
Para que possamos entender essa situação: Se você eliminar as grandes personalidades do seu cotidiano, pelo menos 70% das noticia vão acabar.
A mídia precisa das personalidades que dão ibope (mesmo sendo pessoas ruins) infelizmente tem quem goste.
Isso está bem perto, dentro das igrejas, acontece através de pessoas (lideres) mal intencionados, que instrui errado e assim leva pessoas a idolatrá-los. Com tudo isso o que vemos são pessoas e grupos fragilizados, mais dependentes do homem que de Deus.
Veremos como o apostolo Paulo enfrentou tal problema nos seus dias. Para isso temos que fazer uma viagem ate a Cidade da Grécia, cheia de pecado e corrupção, destruída pelos romanos em 146 a.C. e reconstruída em 46 d.C. “Coríntio” era sinônimo de “imoral”, “depravado”. Em Corinto havia um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor. Nesse templo havia mil prostitutas CULTUAIS, que atraíam adoradores de todo o mundo antigo. Em Corinto Paulo fundou a igreja que serve de modelo para a nossa meditação. (At 18.1-18).
A necessidade do povo fez com que o apostolo ficasse ali cerca de 18 meses. Esse tempo é o suficiente para o apostolo Paulo descobrir o grave problema que havia ali.
Uma grave crise relacional o culto à personalidade como o favorecimento de um em detrimento de outro (I Co 4:6). O apostolo recebe informação daquele povo quando ainda está em Éfeso (I Co 1:11), chegando ali o apostolo começa a sua orientação destacando os perturbadores da ordem, os separatista, segundo o cap/3 já haviam se repartido pelo menos em quatro grupos (os de Apolo, Paulo,Pedro e de Cristo).
A característica dos grupos era o espírito faccioso, contencioso. No grego, contenda, disputa, discussão, intriga, confusão, briga.
Essa era a real situação em corinto quando Paulo escreveu sua primeira carta: contendas, divisão e facção, briga (I Co 1:13).
·         Observamos como a divisão foi personalizada: (pedir para alguém fazer essa parte da leitura na lição) pagina 20.

·         Já que nem Apolo, Pedro, Paulo nem Cristo eram a favor dos grupos equivocados (ate mesmo os que seguiam a Cristo) qual a atitude de Paulo? Pedir a alguém para lê pagina 21.

·         O que o apostolo ensina com as três pergunta? Jesus não está dividido, (pedir a alguém pra lê) pagina 21-23.
·         Paulo cita o nome das pessoas que, sem desejarem, haviam sido erguidas pelo povo como personalidades a serem reverenciadas, na mesma medida de Cristo... pagina 23

·         Mas de que maneira esse problema poderia se resolver? Não havendo facções, não haveria lideranças isoladas... pedir pra lê pg/23



·         O que podemos aprender com tudo isso? Como igreja de Cristo, precisamos aprender com Paulo, que, ao ver essas coisas acontecendo, ao perceber que o culto aos homens assumiu o lugar do culto a Cristo, tomou a Bíblia, explicou o evangelho, combateu os lideres carnais, enfrentou os insubmissos e foi franco com a igreja. O culto à personalidade cria divisões e precisa ser enfrentado.

·         Para evitar o culto à personalidade, a igreja de hoje precisa procurar fortalecer as qualidades espirituais de cada membro, sem que um se sobressaia ao outro. Os irmãos precisam entender que as Escrituras Sagradas afirmam que Jesus Cristo já nos uniu, nos tornou um, quebrou a parede da separação, derrubou os muros das indiferenças, e, por isso, em vez de elevação, de superposição, é necessário humildade e mansidão, para preservar a unidade, a igualdade, a fraternidade (Ef 4:2-3). O culto à personalidade deve ser prevenido com o fortalecimento das qualidades espirituais.

·         Para evitar o culto à personalidade, cada salvo precisa admitir, com atitudes, que tudo o que realiza na vida e na igreja é fruto da graça e da misericórdia divina. Por essa razão, ninguém deve usar os dons espirituais, as funções ministeriais, para servir ao outro com a intenção de manter a gratidão deste para si. Os coríntios pecaram ao batizarem pessoas e as manterem para si,
espiritual e emocionalmente dependentes.
Vimos o problema da igreja de corinto, que recebeu de Deus por intermédio do apostolo Paulo a orientação para solução do problema. Nos dias atuais a igreja enfrenta problemas semelhantes a esse enfrentado pela igreja de corinto, mas o mesmo Deus que usou Paulo para orientá-la, uso outros também, por tanto para que problemas sejam solucionados o que devemos fazer é: obedecermos às orientações divinas que nos são dadas por intermédio de lideres comprometidos com Cristo e sua verdade. Sem espírito faccioso devemos fazer tudo para a gloria de Deus, sem procurarmos atrair para nós todas as atenções e sim fazermos o que for possível para que o nome de Cristo, apenas o nome de Cristo receba toda horra e toda a gloria.



Lições Bíblicas - 1º Trimestre 2007

Igreja Adventista da Promessa Revista para estudo na Escola Bíblica.  É proibida a reprodução parcial ou total sem autorização
da Igreja Adventista da Promessa.


DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
DIRETORIA GERAL EXECUTIVA

Rua Boa Vista, 314 – 6º andar – Conj. A – Centro – São Paulo – SP – CEP 01014-030
Fone: (11) 3119-6457 – Fax: (11) 3107-2544 – www.portaliap.com – secretariaiap@terra.com.br


   





Nenhum comentário: