terça-feira, 20 de julho de 2010

“O BOM PASTOR”



A paz de Cristo a todos os irmãos e irmãs! Queira, por favor, abrir a sua Bíblia no evangelho de João, capítulo 10, versículos 10 ao 14. Na versão Almeida Revista e Atualizada, lemos:
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.

A vocação pastoral era a mais simples de toda a Palestina, e por sinal, uma das mais antigas também. Havia um ditado popular, que a incluía na lista de profissões que um judeu não devia ensinar a seu filho.1 Não era fácil trabalhar nesta área. Calor de dia, frio de noite, além das noites e noites sem dormir (Gn 31:40). Em termos monetários, o salário era quase inexpressivo. As casas em que eles moravam eram frágeis (cf. Is 38:11). As roupas, muito simples. O trabalho, perigoso (I Sm 17:34-36). Apesar de tudo isso, quando falava de si mesmo, a figura predileta de Jesus não era a de um rei, de um general, mas a de um trabalhador dessa profissão: Eu sou o bom pastor (Jo 10:11), disse ele.
A figura do pastor, com certeza, está entre as favoritas de Jesus. Só no capítulo 10 de João, encontramos seis referências à palavra “pastor”; todas dirigidas a ele. Em João 10, Jesus se apresenta como “O bom pastor”. O adjetivo “bom” sugere nobreza ou valor. Ele é o pastor por excelência. Ele é, ao mesmo tempo, modelo e pastor dos pastores. Mas não é apenas pastor dos pastores, é pastor de todos nós! Somos ovelhas do seu rebanho e ele se preocupa conosco! Estudando o capítulo 10 do evangelho de João podemos ver, claramente, algumas características do ministério de Jesus, o bom pastor. Meditar nestas características eleva a nossa confiança em nosso Pastor. Então, vamos à primeira...

I – O MINISTÉRIO DE JESUS, O BOM PASTOR,
É CARACTERIZADO PELA ORIENTAÇÃO.
 
O capítulo 10 do Evangelho de João se originou a partir do confronto de Jesus com alguns líderes judeus (Jo 9). Quando comparamos os últimos versículos do capítulo 9 (vv. 35-41), com os versículos 19-21 do capítulo 10, podemos constatar isto. João 10:1-18 é o texto que se encontra exatamente no meio desta conversa confrontadora de Jesus. O cego de nascença, que foi curado por ele, esperou em vão o cuidado pastoral dos seus líderes. Na verdade, eles o expulsaram do rebanho (Jo 9:34). Então, este homem, encontrou em Jesus um pastor de verdade. Nos primeiros 18 versículos do capítulo 10 de João, baseado na metáfora pastor-ovelha, Jesus apresenta algumas características do seu ministério (Jo 10:6),
Na comparação que Cristo faz, ele é o personagem principal: O pastor das ovelhas (Jo 10:2). A primeira característica que vemos no ministério do bom pastor é a orientação. Acompanhe em sua Bíblia o que diz o texto, no versículo 4: E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e elas o seguem... (Jo 10).
Observe a expressão “ir adiante” das ovelhas. Esse é um detalhe importante. Os pastores do Oriente Próximo, tanto agora como também na época de Jesus, tinham por hábito ir à frente das suas ovelhas, mostrando-lhe o caminho.
Esta forma de proceder dos pastores orientais é radicalmente diferente da dos pastores ocidentais que, em sua maioria, tem por hábito ir atrás das ovelhas, tocando o rebanho, geralmente usando cães. Jesus se apresenta como um pastor que vai à frente. Ele não está atrás do rebanho gritando: “Andem”, “Caminhem”, “Vamos”. Ele está à frente, convidando amorosamente: “Venham!” Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei (Mt 11:28). Jesus vai à frente, apontando o caminho, dizendo: “Vire aqui”, “Faça a curva ali”, “Não pise aí”. No caso de ovelhas, agir assim é muito importante. As ovelhas não podem andar sozinhas. Falta-lhes senso de direção. Uma ovelha tem que seguir alguém.2
A alguns metros do caminho certo, elas são incapazes de encontrá-lo. Se não houver um pastor que as oriente, as ovelhas tendem a perambular perto dos rios, o que é muito perigoso, visto que sua lã se molha, pesa, e elas podem se afogar.3 Ter um pastor para orientá-las é extremamente importante para preservar-lhes a vida e deixá-las sempre no caminho certo. É por isso que as ovelhas são talentosíssimas para discernir a voz do seu pastor: ...ouvem a sua voz (...) conhecem a sua voz (Jo 10:3-4). Jesus é apresentado no texto como aquele que vai adiante. Aquele homem que foi rejeitado pelos seus líderes (Jo 9:35), não ficaria sem rumo! Jesus estava ali: Ele orienta! Quem o segue, acerta o caminho.
Precisa tomar uma decisão que pode mudar radicalmente a sua vida? A vida é assim mesmo. Vez por outra nos deparamos com algumas decisões inquietantes. Uma nova proposta de trabalho, uma mudança inesperada, a futura profissão, o futuro esposo, a futura esposa. Dependendo do que for decidido, as coisas podem melhorar ou piorar. Para acertar sempre, lembre-se de Jesus, o bom pastor: o seu pastor! Ore, peça-lhe sabedoria para acertar na escolha. Estude sua palavra, familiarize-se com a sua vontade, seu jeito de decidir as coisas. Deixe-o andando na frente (Jo 10:4).
Jesus afirmou: as minhas ovelhas ouvem a minha voz (...) e elas me seguem (Jo 10:27). Siga-o com submissão, assim, você nunca estará desorientado. Desenvolva o talento de saber ouvir a voz do seu pastor. Ele pode falar com você de várias formas: através do seu pastor, através da sua esposa (o), através da sua Palavra, através das aflições; consiga ouvir e entender a sua voz: ... procurem entender qual é a vontade do Senhor (Ef 5:17). Quando Jesus está adiante, quando ele está andando na frente, as coisas vão bem! Por isso, entreguemos o volante da nossa vida nas mãos do Bom Pastor! Seu ministério é caracterizado pela orientação. Mas não é só esta característica que aprendemos em João 10, vamos à segunda...
 
II – O MINISTÉRIO DE JESUS, O BOM PASTOR,
É CARACTERIZADO PELO CUIDADO.
 
Quando Jesus lhes falou este enigma, eles não entenderam o que era que ele lhes dizia (Jo 10:6b). Jesus começa explicar de modo mais claro, e na sua explicação encontramos a segunda característica do ministério “pastoral”: o cuidado. Dois pontos podem ser ressaltados. Primeiro, o cuidado protetor de Jesus. Observe com atenção em sua Bíblia o versículo 9, parte a, de João capítulo 10: Eu sou a porta; todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Outra figura entre em cena aqui: A porta. Jesus é a porta do aprisco. O que isso quer dizer? Como Jesus pode ser ao mesmo tempo o pastor e a porta do aprisco?
No Oriente Médio, o aprisco era bem simples. Quase sempre ficava em alguma área aberta, cercada de muros feitos de pedras, talvez com uns três metros de altura, e com uma abertura que servia como porta. Os pastores, no cair da noite, deixavam as suas ovelhas no aprisco com um porteiro - um tipo de guarda que vigiava os rebanhos durante a noite (Jo 10:3). O porteiro, que algumas vezes era um dos próprios pastores, dormia na abertura do aprisco e, no fim, funcionava como uma “porta”.4 Ele fazia isso para proteger o seu rebanho. Hienas, xacais, lobos e até ursos surgiam com frequência, não sendo incomum a luta entre o pastor e uma fera selvagem.
Quando Jesus diz que ele é a porta, está mostrando que ele mesmo cuida da segurança das suas ovelhas. Ele as protege! Cheque, por favor, a palavra “salvar-se-á”, do versículo 9: todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. O verbo “salvar” significa, neste texto, “livrar de perigo e entregar em segurança”.5 É isso que Jesus faz com as suas ovelhas! Ele é um pastor protetor. Você já se sentiu desamparado alguma vez? Sem proteção? Alguma vez já teve a impressão de estar sozinho, que ninguém se importa com você, de que ninguém pode te ajudar? Se esse sentimento quiser ganhar lugar no seu coração, lembre-se de Jesus, o seu pastor (Jo 10:14).
Ele está contigo: Por esta razão, quando tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temas mal algum, o seu pastor está com você, a sua vara e o seu cajado te tranquilizam (Sl 23:4 – AS21). Com ele ao seu lado, tudo termina bem: As minhas ovelhas (...) ninguém poderá arrebatá-las da minha mão (Jo 10:27a, 28b). Como é maravilhoso, nós, suas ovelhas, sabermos disso! Mas, continuemos. Jesus não é um pastor cuidadoso somente no que diz respeito a sua proteção. Um segundo ponto que pode ser ressaltado, diz respeito ao seu cuidado provedor. Observe a parte final do versículo 9: Eu sou a porta. Quem entrar por mim (...) poderá entrar e sair e achará pastagens. Na Bíblia Viva, este texto está assim: ... encontrará pastagens verdes. Na NTLH, lemos: ... achará comida.
Para uma ovelha dormir tudo precisa estar na mais perfeita ordem, inclusive, o estômago tem de estar cheio. Como não podem encontrar comida, as ovelhas precisam de ajuda. Era o pastor quem cuidava da alimentação do rebanho.6 Veja que o texto diz “Entrará e sairá...”. Jesus cuida das suas ovelhas dentro e fora do aprisco. As ovelhas são totalmente dependentes do pastor para provisão! Eles, por sua vez, davam o melhor de si para encontrarem a erva mais fresca, pastos ricos em nutrientes, água limpa e etc. Assim é Jesus, nosso pastor. Podemos esperar confiantes em sua provisão!
Está preocupado com o dia de amanhã? O que comer, o que beber, o que vestir? Como pagar a faculdade do filho? E se o emprego faltar? E se a doença chegar? Tranquilize-se! Seu pastor é cuidadoso: Todo aquele que entrar por mim, entrará, sairá e achará pastagens. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10:10). Diante dos ataques dos lobos ou em meio a pastos verdejantes, o cuidado de Jesus, o nosso pastor, é certo! As minhas ovelhas... eu as conheço (Jo 10:27). Não andemos ansiosos (Mt 6:25), lancemos sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (1 Pd 5:7)! Amém! Vamos à terceira característica...
 
III – O MINISTÉRIO DE JESUS, O BOM PASTOR,
É CARACTERIZADO PELO SACRIFÍCIO.
 
Até agora vimos que o ministério de Jesus, o Bom Pastor, é caracterizado pela orientação e pelo cuidado. Continuando a analisar essa metáfora, rica em significados, descobrimos uma terceira característica do ministério “pastoral” de Jesus: a sacrificial. Acompanhe em sua Bíblia a leitura do versículo 11: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (Jo 10). Jesus está mostrando que o “bom” pastor não é aquele que se preocupa primeiramente com o seu bem estar, mas o que se preocupa com o bem estar das suas ovelhas. Esse até arrisca a sua vida para salvar a delas. Os pastores da Palestina, de fato, colocavam a vida das ovelhas acima das suas.
O mercenário, não. Este cuida das ovelhas com outros fins. O interesse do mercenário pelas ovelhas não está nas ovelhas. Eles cuidam delas por causa do dinheiro que recebem por isso. O mercenário não é, necessariamente, alguém mau, violento, ou coisa do tipo. Ele é, simplesmente, uma pessoa mais compromissada com o seu bem-estar do que com o bem-estar das ovelhas. É um pastor falso, que trabalha por motivos simplesmente materiais. Cuidar de ovelhas para ele é apenas um meio de sobrevivência. Não está disposto a sacrificar a sua vida pelas ovelhas, de maneira alguma. Ele não se importa com as ovelhas (Jo 10:13).
A palavra grega para mercenário é misthotós, que deu origem à idéia de “salário” que, no grego, é misthos. Este é o único interesse do mercenário. “Não se trata de um pastor verdadeiro, em sua disposição, em seus dotes e em suas boas intenções; pelo contrário, apenas atua como tal, mas representa tão-somente a si mesmo”.8 Assim como informa o versículo 12, quando o mercenário vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge. E o lobo as ataca e as dispersa. Quando há perigo para si, quando tem de arriscar sua própria pele, quando se vê em apuros, não pensa duas vezes: foge! Deixa as ovelhas entregues a sua própria sorte.
Em Ezequiel capítulo 34, Deus chama a atenção dos pastores infieis que estavam à frente do seu povo. Eles eram verdadeiros mercenários. Comiam a gordura, se vestiam com a lã das ovelhas, matavam o animal engordado, mas não cuidavam das ovelhas (v. 2). A palavra do Senhor para estes pastores que não fortaleciam as ovelhas fracas, não curavam a doente, não enfaixavam a ferida, não procuravam a desgarrada, não buscavam a perdida, mas dominavam sobre elas com rigor e dureza, foi: Eu me coloco contra os pastores; exigirei as minhas ovelhas das suas mãos e farei com que deixem de cuidar de ovelhas (v. 10). Que palavra pesada! Mas era isso mesmo que eles precisavam ouvir.
Aqui em João 10 Jesus também chama atenção dos pastores mercenários do seu tempo. Não perca de vista que ele está falando com os líderes da religião judaica. Eles só pensavam nos seus próprios interesses. Ao dizer, Eu sou o bom pastor, Jesus estava enfatizando sua excelência como tal e contrastando-se com os falsos pastores daquela época. Jesus já os havia chamado de “ladrões e salteadores” (Jo 10:1, 10). Eles não tinham interesse real nas ovelhas, diferente de Jesus. Ele tem. Morreu por elas. Deu sua vida, espontaneamente (Jo 10:18). Jesus, o verdadeiro pastor, não somente cuida das ovelhas, mas comprou-as com seu precioso sangue (1 Pd 1:19-20). Ele dá a vida pelas ovelhas (Jo 10:11). Seu pastoreio é sacrificial.
Meu irmão, minha irmã, Jesus, o bom pastor, sempre esteve disposto a arriscar a sua vida pelas das suas ovelhas. Ele “perdeu” a sua própria vida por nós. Poderia escapar da morte a hora que quisesse. Mas, por livre e espontânea vontade ele se oferece a si mesmo e de maneira total. Jesus sabe o que é sofrer! Ele conhece todo tipo de sofrimento: traição, solidão, abandono, humilhação, ofensas, dores e até morte. Ele conhece a nossa dor! Por outro lado, talvez você nunca entenda o quanto Jesus sofreu. Mas, é importante saber: o Bom Pastor se entregou por você! Morreu para que hoje você tivesse vida. Nos momentos de decepção, angústia, tristeza; quando estiver no fim da linha, olhe para cruz. Consiga enxergar Jesus de braços abertos. Ele preferiu morrer a ficar sem você por toda a eternidade. Glória a Deus! Esse é Jesus. Mas, vamos à última característica...
 
IV – O MINISTÉRIO DE JESUS, O BOM PASTOR,
É CARACTERIZADO PELO RELACIONAMENTO.
 
Acompanhe em sua Bíblia o que diz o versículo 14 de João capítulo 10: Eu sou o bom pastor, eu conheço as minhas ovelhas. Neste versículo nós descobrimos a quarta característica do ministério de Jesus: a relacional. Seu ministério é caracterizado pelo relacionamento. O bom pastor disse: eu conheço as minhas ovelhas. O que está afirmação nos ensina e nos mostra? Precisamos, em primeiro lugar, entender o significado do termo “conhecer”. No evangelho de João, este termo não está ligado ao conhecimento intelectual. O significado é bem mais abrangente. A palavra grega para conhecimento aqui é gnõsko.
De acordo com os dicionários, gnõsko, originalmente, se referia ao experimentar um objeto através dos sentidos; alcançar e entender de forma familiar o objeto percebido pela mente. Esta palavra traz a implicação da certeza baseada na experiência, na familiaridade. É justamente esse o sentido que tem a palavra “conhecer”, empregada por Jesus em João capítulo 10, versículo 14. Ela refere-se a relacionamento íntimo entre Deus e seu povo.9 É conhecer no sentido de relacionar-se, conviver, sentir. O Bom Pastor conhece suas ovelhas! Não somente intelectualmente, mas porque vive com elas, sabe das suas dores, conhece suas dificuldades, se relaciona!
O pastor na Palestina levava os seus rebanhos para as pastagens e ficava o dia inteiro com eles, e, às vezes, até a noite. Os rebanhos do oriente, em geral, não eram grandes demais, e o pastor conhecia cada ovelha individualmente. Entretanto, havia rebanhos que consistiam de milhares e até de dezenas de milhares desses animais. Nestes, as ovelhas que ficavam mais próximas do pastor tinham cada uma o seu nome dado por ele, e recebiam cuidados especiais.10 Os pastores amavam as suas ovelhas e estas correspondiam ao seu amor. Assim é Jesus; ele conhece, convive, ama as suas ovelhas. Seu ministério é relacional.
Lembra do cego do capítulo 9 de João? Os fariseus não se importaram nem um pouco com ele. Enquanto os fariseus o “expulsaram”, Jesus o “acolheu” (Jo 9:35-38). E fez mais: mostrou que muitas outras ovelhas ainda seriam agregadas (Jo 10:16). Quando ele terminou de dizer estas palavras, os judeus se dividiram novamente em suas opiniões acerca dele: Muitos diziam: Está possuído por um demônio (...). Mas outros diziam: Estas palavras não são de um endemoninhado. Pode um endemoninhado abrir os olhos dos cegos? (Jo 10:20-21). Esse último grupo tinha razão; eles não estavam diante de um endemoninhado, mas diante de um pastor, “o verdadeiro pastor”, que ama e acolhe as suas ovelhas.
Como tem sido o seu relacionamento com o supremo pastor? É interessante que o texto diz: conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem. Do mesmo modo que o conhecimento do Bom Pastor não é teórico, mas experiencial, assim deve ser o nosso conhecimento dele. Veja que a fala de Jesus sugere relacionamento. O pastor conhece as ovelhas e as ovelhas conhecem o pastor. Ele ainda acrescenta: assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai (v. 15). Veja que a relação que Jesus se refere no que diz respeito a ele e as suas ovelhas é uma relação familiar. É assim que deve ser! É dentro desta familiaridade que deve acontecer o relacionamento pastor-ovelha. Viva na presença do Sumo Pastor todos os dias da sua vida. Ele te conhece. Ele se importa com você.
Quando Jesus olha para suas ovelhas, ele não enxerga apenas um amontoado de lã, um monte de patas todas iguais. Ele olha e enxerga cada uma de maneira especial. Cada face é peculiar para ele. Atrás de cada uma se esconde uma história diferente e ele conhece todas! Ele está no meio das suas ovelhas. Convive com elas. Caminha com elas, todos os dias de sua vidas, até o final dos tempos (Mt 28:20). Não se afaste do seu pastor. Jesus quer fazer parte da sua vida, do seu cotidiano. Nunca se esqueça: Nós não vencemos para Jesus, nós vencemos com Jesus; nós não lutamos para Jesus, nós lutamos com Jesus; nós não trabalhamos para Jesus, nós trabalhamos com Jesus! O que a maioria de nós precisa para encontrar descanso não é um carro super confortável, uma casa extremamente luxuosa, uma banheira de hidromassagem, mas contato com Jesus, comunhão com Jesus, convívio íntimo com Cristo. Ele está disponível e você?
 
CONCLUSÃO: A figura do pastor não combina com a figura do mercenário. Existe uma incompatibilidade entre elas, uma barreira intransponível. O pastor guia, protege, alimenta, cuida das ovelhas. O mercenário aproveita, explora, rouba, dispersa as ovelhas. O pastor enfrenta o perigo. O mercenário foge do perigo. O pastor se preocupa com as ovelhas; o mercenário se preocupa consigo mesmo. Jesus é o nosso pastor, ele não é mercenário. Quando estivermos desorientados, desamparados e necessitados, podemos contar com a sua direção, seu cuidado e sua presença. É encorajador saber disso!
Por isso, a você que ouve esta Palavra e ainda não é ovelha do Senhor Jesus, o Bom Pastor, gostaria de lhe fazer um convite. Tudo o que você acabou de ouvir não fará sentido algum em sua vida, se você não for ovelha dele. Ele orienta, ele cuida, ele se sacrifica e ele se relaciona com as suas ovelhas. Somente quem crê nele é ovelha dele (Jo 10:26-27). O convite é esse. Abra o seu coração para Jesus e receba-o como Senhor e Salvador de sua vida. O Bom Pastor está de braços abertos para lhe receber. Agora, para aqueles que já fazem parte do rebanho do Sumo pastor, descanse seguro. Diante das tempestades, das ervas daninhas, dos inimigos, você tem um pastor. O pastor dos pastores. O pastor de todos nós.

Fonte: portaliap

Nenhum comentário: